BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

Clonada primeira cabra para produção de lã de alta qualidade 20 de Março de 2012

O animal clonado e baptizado de Noori nasceu saudável e com 1,3 quilos.

Uma equipa de cientistas indianos, liderada por Riaz Ahmad Shah, clonaram com sucesso, e pela primeira, vez uma cabra hircus que produz lã de alta qualidade pashmina, muito apreciada para a confecção de roupas e acessórios.

O animal clonado e baptizado de Noori nasceu saudável e com 1,3 quilos, no dia 9 de Março em Kashmir, na Índia. De acordo com um comunicado, o embrião foi implantado e desenvolveu-se no útero de uma outra fêmea, que funcionou como uma “mãe de aluguer”. A técnica levou dois anos até ter sucesso.

Entretanto, a Noori já ganhou o peso e conta com cinco quilos. O animal já está reunido com mais de duas dúzias de outras cabras pashminas, no laboratório de Alastaingh, com o objectivo de produzirem lã de alta qualidade.A clonagem foi recebida como boa notícia em zonas de grande altitude, como em Ladakh (a região mais fria do estado), onde se encontram estes animais para produção de fibras de boa qualidade. Agora, com a Noori espera-se que a lã pashmina possa ser produzida em zonas mais baixas, como o vale de Kashmir, com a qualidade pretendida.Famosa pela lã, a Capra hircus é encontrada na natureza na região dos Himalaias.
Ciência Hoje 19/03/12