BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

Hotel feito de lixo alerta para perigos da contaminação 21 de Janeiro de 2011

Instalação concebida com detritos provocados pelo turismo em massa.

Até onde pode ir a vontade de reciclar? O que fazer com os detritos? Um novo hotel, que abriu recentemente em Madrid (Espanha), tem as paredes completamente cobertas de lixo, por detritos trazidos pela maré e depositados em praias europeias.
O Beach Garbage Hotel foi recentemente inaugurado e tem apenas cinco quartos, mas com capacidade para alojar até dez pessoas por dia – eleitas através de um sorteio no facebook. A construção é da autoria da artista alemão Há Schult e fica na central Plaza de Callao, em pleno centro da capital espanhola e tem como objectivo chamar a atenção para os riscos da contaminação.

Foi concebido especialmente para os hospedar visitantes da Feira Internacional de Turismo (Fitur). A intenção de Schult, de acordo com entrevistas dadas a diferentes meios de comunicação, é chamar a atenção para a enorme quantidade de resíduos gerados pelo turismo de massa na Europa, nomeadamente os que são depositados nos oceanos. O artista conceptual, já conhecido pelos seus trabalhos em que utiliza despojos, referiu na inauguração, que todo este lixo “é o espelho daquilo que nós somos”.

 
Pelo menos 30 a 40 por cento dos objectos foram encontrados em praias no Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha e os materiais recolhidos vão desde plástico, madeira e tecidos, para juntar a outro tipo de objectos como camas, lâmpadas e tapetes.

Em Junho passado, Schult exibiu a sua criação, em Roma, próximo do Vaticano, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ciência Hoje 21/01/11