BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

Cocktail para os ossos 9 de Dezembro de 2010

Relatório divulga novas quantidades de cálcio e vitamina D necessárias.

Um recente estudo norte-americano precisa quais as quantidades de cálcio e de vitamina D necessárias por dia. O Instituto Americano de Medicina (NIH) é mitigado pelas virtudes daquilo que funciona contra doenças cancerígenas e cardiovasculares, atribuídas desde alguns anos à Vitamina D. O documento confirma ainda a importância do composto orgânico para o crescimento dos ossos e saúde do esqueleto.

Neste contexto, o NIH estabelece novos níveis de consumo diário de vitamina D e cálcio, sublinhando que a maioria dos norte-americanos e canadianos absorvem quantidades insuficientes na sua alimentação. As quantidades necessárias para o efeito protector destes nutrientes, no que refere doenças cardíacas e cancerígenas, ainda não são claras e é importante realizar ensaios clínicos mais rigorosos. A vitamina D, obtida através de um derivado do colesterol sob o efeito do sol sobre a pele, favorece a absorção intestinal do cálcio. O estudo conclui que os norte-americanos e canadianos precisam de 600 unidades internacionais de vitamina D por dia até aos 70 anos e de 800 a partir dessa idade.

Os níveis de cálcio variam entre 700 miligramas por dia, para as crianças de um aos três anos, e de mil miligramas entre os quatro e oito anos. A partir dos nove anos até aos 18, as crianças necessitam de pelo menos 1300. No caso dos adultos, entre os 19 até aos 50 anos, um miligrama chega.

As mulheres a partir dos 51 anos necessitam de pelo menos 1200 miligramas, já os homens de apenas mil até aos 71 anos e mais a partir dessa idade. O relatório divulgado não especifica se as quantidades se referem a níveis decorrentes da alimentação ou de suplementos, mas alerta para o excesso de vitamina D e cálcio. O último pode levar a problemas renais e demasiada vitamina D pode ter feitos nefastos nos rins e coração.

Ciência Hoje 6/12/10