BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

ONU lança hoje catálogo com mais de um milhão de espécies 19 de Maio de 2010

Filed under: 11ºAno,Notícias da Ciência — Prof. Cristina Vitória @ 13:23
Tags: , , ,

Quantas espécies de animais e plantas existem no planeta é uma pergunta ainda sem resposta. A ONU quer ajudar a resolver este “mistério” e lança hoje numa conferência sobre biodiversidade, no Quénia, aquela que diz ser a lista mais completa, com mais de 1,25 milhões de espécies.

Actualmente, as estimativas apontam para valores que variam entre os dois milhões e os cem milhões de espécies. Mas apenas estão descobertas para a ciência 1,9 milhões.

Agora, o Catálogo da Vida 2010, reconhecido pela Convenção para a Diversidade Biológica, assume-se como a lista mais completa de sempre, com 1,257,735 espécies de plantas, animais, fungos e microrganismos, com um total de 2,369.883 nomes que lhe estão associados.

Este é um trabalho coordenado por Frank Bisby, da Escola de Ciências Biológicas na Universidade britânica de Reading, e resulta do esforço de 82 organizações espalhadas por todo o mundo. “O programa do Catálogo da Vida é vital para construir o conhecimento da biodiversidade do planeta no futuro”, comentou Bisby, em comunicado. Além disso, a validação das espécies registadas “permite aos governos, agências e empresas melhorarem os seus modelos a fim de beneficiarem os recursos naturais”.

Helena Freitas, bióloga do Departamento de Ciências da Vida e directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, explicou ao PÚBLICO que esta lista é “muito importante se pressupuser a jusante da sua constituição mecanismos de monitorização, avaliação periódica e recomendações de cariz político”. A responsável vê neste esforço de inventariação “mais um empurrão” para a criação de uma estrutura global reguladora.

O documento é acessível na Internet, de forma gratuita.

PÚBLICO 19/05/10