BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

Telescópio espacial Kepler encontrou cinco planetas fora do sistema solar 6 de Janeiro de 2010

Filed under: 11ºAno,Notícias da Ciência — Prof. Cristina Vitória @ 10:49
Tags: , , , , , ,

O telescópio espacial norte-americano Kepler, enviado para o espaço a 6 de Março de 2009, encontrou os seus cinco primeiros planetas fora do sistema solar, foi ontem anunciado pela Sociedade americana de Astronomia, em Washington.

Os planetas – com tamanhos que variam entre uma dimensão semelhante a Neptuno e uma maior que Júpiter – foram chamados Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b e a sua descoberta resulta de cerca de seis semanas de recolha de dados desde que as operações científicas começaram, a 12 de Maio de 2009. Estes juntam-se aos 415 exo-planetas já detectados graças a outros telescópios desde 1995.

No entanto, são todos demasiado quentes para albergar vida, salientam os responsáveis pela missão. As temperaturas estimadas nos exo-planetas variam entre os 1200 e os 1648 graus Célsius.

“Estas observações ajudam-nos a compreender melhor como se formam e evoluem os sistemas planetários”, comentou William Borucki, do centro de investigações Ames da NASA (agência espacial norte-americana) e responsável principal pela equipa científica do Kepler.

“Estas descobertas também mostram que este instrumento científico está a trabalhar bem. Temos indicações de que o Kepler vai cumprir todos os seus objectivos”, acrescentou Borucki.

Jon Morse, director da divisão de Astrofísica da NASA, acredita que não faltará muito para o telescópio encontrar planetas mais pequenos com órbitas mais longas, “aproximando-se da descoberta do primeiro planeta análogo à Terra”.

Kepler foi lançado em Março do ano passado da base de Cabo Canaveral, Florida. Desde então, a missão observa de forma contínua e simultânea mais de 150 mil estrelas.

O telescópio, com um fotómetro que permite medir as intensidades luminosas, vai continuar a operar até, pelo menos, Novembro de 2012.

Público 05/01/10