BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

UE planeia embargo a produtos derivados das focas 29 de Março de 2009

Filed under: Notícias da Ciência — Prof. Cristina Vitória @ 17:16
Tags: , , , ,

focaEm causa estão as condições de abate em países como o Canadá. Apenas sete dos 27 Estados membros da UE estão contra uma interdição total.

A maioria dos países europeus é favorável à proibição total da importação de produtos derivados das focas devido às condições em que são abatidas, sobretudo no Canadá, adiantaram fontes diplomáticas.

Na reunião de 27 de Março dos representantes dos 27 Estados membros junto da UE, “uma maioria manifestou-se a favor de uma interdição absoluta. Temos a impressão que os Estados europeus estão quase a escolher esta opção”, disse uma das fontes citadas pela AFP.

Apenas sete países estão contra: a Suécia e a Finlândia, que praticam a caça às focas em pequena escala, a Dinamarca, que tradicionalmente apoia a Gronelândia neste assunto, os três Estados bálticos, Lituânia, Letónia e Estónia, e ainda a Bulgária.

A decisão final deverá ser tomada pelos governos da UE e pelo Parlamento Europeu. As discussões sobre o assunto deverão começar amanhã, em Bruxelas, estando a votação do Parlamento Europeu prevista para 22 de Abril.
                                          In Diário de Notícias, 29 de Março de 2009

Anúncios