BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

Degelo nos pólos está próximo de ponto sem retorno 23 de Março de 2009

Filed under: Notícias da Ciência — Prof. Cristina Vitória @ 14:09
Tags: , , , , , ,

degeloc381rtico1A perda de gelo “milenário” nos pólos pode estar a atingir “um ponto sem retorno”, criando um efeito dominó em que o gelo se derrete cada vez mais rapidamente, afectando outros componentes que regulam o ambiente, alerta um especialista.

A opinião é do biólogo português Carlos Duarte, do Conselho Superior de Investigações Superiores (CSIC) de Espanha e que está actualmente a bordo no navio oceanográfico espanhol “Hespérides”, que se encontra na Corrente de Humboldt, ao largo da costa chilena.

Numa entrevista realizada pela Internet, o especialista do Instituto Mediterrâneo de Investigações Avançadas (IMEDEA) explicou alguns dos resultados da última campanha polar, cujas expedições científicas acabam de terminar.

O projecto em curso estuda o impacto de matéria orgânica e contaminantes no Árctico e Antárctico e os seus efeitos nas alterações climáticas.

 

Referindo-se às experiências que viveu na Antártida, Carlos Duarte declarou-se “surpreendido com a rapidez com que o gelo está a desaparecer no Mar de Bellinghausen e com o pouco gelo que está no Mar de Weddell”.

Igualmente surpreendente, referiu, são as altas temperaturas do oceano na zona.

“O gelo que se está a fundir no Árctico e na Antártida é milenário e a formação de gelo, para que seja equivalente (em espessura ou volume) ao perdido, demorará milhares ou dezenas de milhares de anos”, disse.

“Por isso, a perda de gelo que está a ocorrer faz parte de um processo irreversível que se encontra próximo de um ponto sem retorno”, sublinhou.

                                                                                                                                   13/03/09,  In Diário Digital / Lusa

Anúncios
 

One Response to “Degelo nos pólos está próximo de ponto sem retorno”

  1. Joana Ferreira Says:

    É bom poder encontrar no blog notícias relacionadas com a Ciência. E esta é realmente uma situação muito preocupante!


Os comentários estão fechados.