BioGeogilde Weblog

Blog de apoio e complemento às aulas de Ciências Naturais, Biologia Geologia e Biologia

2. As Rochas, Arquivos Que Relatam a História da Terra 29 de Setembro de 2008

Este programa brasileiro, sobre minerias e rochas, poderá ser muito útil para entenderes melhor a fromação das rochas e o ciclo litológico.

Prof. Cristina Vitória

 

De acordo com a sua origem, as rochas são, normalmente, agrupadas em três grandes classes: sedimentares, magmáticas ou ígneas e metamórficas.

 

Rocha – agregado, consolidado ou não, de minerais. Quanto à sua origem, as rochas podem ser classificadas como magmáticas, sedimentares ou metamórficas

Rochas sedimentares – formadas à superfície da terra ou próximo dela a partir de deposições de sedimentos que, posteriormente, experimentam uma evolução, sendo compactados e ligados entre si.

Rochas magmáticas ou ígneas – resultam da consolidação dos magmas. Ao solidificar, dependendo das condições – principalmente da pressão e da temperatura -, um magma pode originar uma grande variedade de rochas, que se dividem em grandes grupos: plutónicas ou intrusivas, vulcânicas ou extrusivas.

Rochas metamórficas – originadas de rochas preexistentes que experimentam transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se no estado sólido. Essas alterações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou a acção de fluidos circulantes.

 

 

As rochas, arquivos da história da Terra

No decurso do tempo, múltiplos fenómenos afectaram a Terra, modificando as suas paisagens.

 

 

Ciclo das rochas ou ciclo litológico

Os fenómenos que levam à formação dos três grandes grupos de rochas – sedimentares, magmáticas e metamórficas, estão intimamente ligados entre si, num ciclo que se designa por ciclo das rochas. O ciclo das rochas representa as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro.

(Fig. Transparências Areal Editores)
Advertisements